Páginas

Seguidores

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ENEM

Bem, o assunto que com certeza está repercutindo por aí, mas não vou falar disso apenas para criar mais polêmica, vou falar disso por que eu também participei do exame. Por onde começar, bem, primeiro, eu terminei o ensino médio em 2001, naquela época o ENEM não era nada além de uma maneira de "testar" seus conhecimentos, por isso eu nunca nem pensei de fazer a prova. Foi só com a criação do ProUni, e a oportunidade de poder fazer um curso superior (o qual eu, assim como diversas pessoas, não tería condições de pagar), que eu comecei a me interessar, mas adimito que não tomei nenhuma atitude a respeito, foi apenas este ano, com o incentivo de meu ex-professor de japonês, que eu decidi fazer algo! Me inscrevi, estudei oque dava pra estudar sozinho, aguardei para saber onde faria a prova, só pra saber que sería muuito longe. Combinei com um amigo para que ele me acompanhasse ao lugar (que eu sequer conhecia), quando tudo parecia que ia dar errado, descubro que um outro amigo ia fazer a prova no mesmo local que eu, e então, o cunhado dele nos levou até lá de carro. Bem, sobre a prova, todos sabem como é, 4 horas e meia e tudo mais....
Esta foi minha aventura, e agora, parece que vai ter sido tudo em vão, não é?
E o presidente Lula afirmou: "Se necessário, faremos a prova novamente", é facil pra ele falar, já que esse otário não fez a prova coisa nenhuma. E esses dois dias de stress que passamos, isso sem mencionar os vários outros de preparação para a prova? E as pessoas que já tinham feito planos para o resto do ano? Vão ter de mudar tudo, porque se necessário, faremos a prova de novo? Já não bastam as regras absurdas do ENEM, agora nós também devemos estar disponíveis a qualquer hora que eles quiserem? Já nos locomovemos para locais absurdos para fazer as provas, sem falar na pressão que os estudantes passam durante toda essa época, acho que com tudo isso, nós também temos o direito de exigir algo não? Que tal exigir que haja competência na organização para variar? Ou mesmo respeito com aqueles que vão prestar as provas? Uma coisa é certa, não será tomada uma decisão justa, pois oque é justo para uns, pode não ser para outros.

Nenhum comentário: